22 de mar de 2013

Dicas Para Estudar Francês Sozinho



É muito chato quando ficamos totalmente dependentes das aulas do curso quando queremos aprender um idioma. Depois que comecei o Francês (retornei, na verdade), fiquei um pouco mais sedenta por vocabulário e conteúdo e comecei a perceber que somente as aulas não iriam me apetecer, não no ritmo que eu gostaria. Estava dando uma pesquisada e vou colocar algumas dicas e links que encontrei por aí, não utilizo de tudo isso, mas sei que isso ajuda MUITO, até mesmo pra quem quer ser auto-didata. Segue abaixo as dicas: 
  1. Tenha certeza de que é isso que você realmente quer. O Francês é um idioma com muitas regras gramaticais e isso pode te querer fazer desistir e te cansar, mas se um conseguiu, você também consegue. ;)
  2. Procure materiais didáticos para aprender. O Rosetta Stone, segundo o grupo de intercambistas gringos que vão pra França é muito bom, porém muito caro. Outra alternativa sugerida seria esse aqui, é bem barato e disseram que é um ótimo material. 
  3. Você pode aprender a pronunciar algumas palavras usando o próprio google tradutor. Mas o livemocha é uma alternativa sem dúvidas MUITO melhor e ainda de graça. lol
  4. Escute músicas em francês, mesmo que não entenda, você vai acostumando seu ouvido com o novo idioma. Tente traduzir suas músicas preferidas sem o dicionário.
  5. Baixe aplicativos no seu celular como o MindSnacks French, um aplicativos com vários jogos que te ajudam a aumentar seu vocabulário
  6. Releia livros que você já leu em português na versão francesa, mas procure os de nível mais fácil primeiro, obviamente.
  7. Se você tiver tv a cabo, sky, etc. procure assistir o tv5 monde, é um canal que transmite de tudo, de jornais à filmes. Leia também jornais locais, como o Le Monde.


Alguns sites para aprender Francês gratuitamente:

http://www.busuu.com/pt < indicaram no grupo de intercâmbio, não é de graça, custa 30 dólares mensais, mas disseram que é ótimo.
http://www.bbc.co.uk/languages/french/
http://www.bonjourdefrance.com.br/aprenda-frances-online/ 
http://frances.forumdeidiomas.com.br/ < dicas muito interessantes, retirei algumas desse site. hihi

Alguns artistas franceses*:

Édith Piaf

Coeur de Pirate

Joyce Jonathan

Carla Bruni

Anaïs

Jean-Louis Aubert


E segue aí uma playlist feita pela Melina Souza do blog A Series of Serendipity:
Au revoir, Camila.

5 comentários:

  1. Otimas as dicas, estou aqui na Franca e elas sao essenciais pra quem ta literalmente comecando!

    ResponderExcluir
  2. Enchanté je m'appelle Cosmo
    Adorei seu blog :) não sei Francês mas vi um filme pelo qual me apaixonei pelo idioma.
    Quero aprender ;)

    ResponderExcluir
  3. Um pouco atrasado pra comentar, mas Jean-Luis Murat também é ótimo.

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas! Eu optei por estudar sozinha, mas acabei fazendo um curso online para ter um apoio profissional e gostei muito. Deixo a dica desta curso http://www.aprendum.com.br/curso-online-aula-frances/ para quem está disposto a fazer a mesma coisa. Abs

    ResponderExcluir

Seguidores

Horário