1 de mar de 2013

Primeiro Post - Diário de Intercambio - Preparação e Apresentação


Hey, wassup?! Me chamo Camila, tenho 16 anos (17 no dia 6 de novembro), moro em Cuiabá - Mato Grosso (não é Mato Grosso do Sul, lol) e estou no 2 ano do colegial. Vou fazer intercâmbio para a França durante um ano, entre julho/agosto de 2013 até julho de 2014, e estarei relatando meu dia a dia, dando dicas, contando sobre a cultura do meu host country e mostrando como é ser uma intercambista nesse tumblr e, mais para frente, em um vlog no youtube.

  

COMO TUDO COMEÇOU?
Pra explicar como tudo começou, teria de voltar no tempo. Desde pequena, 7/8 ou talvez 9 anos, sempre quis viajar pelo mundo e já comentava sobre isso com meus pais, apesar de nem saber o que era intercambio, já dizia que queria morar fora quando crescesse. Mais tarde, quando eu já sabia o que era intercâmbio lol, passei a demonstrar interesse em realizar e meus pais desde sempre me incentivaram e deram total apoio. A princípio, os planos era para que eu fosse no em julho de 2014 (no meu 3 ano do EM), mas por alguns motivos, decidimos (felizmente) antecipar para julho de 2013.

ESCOLHA DO DESTINO;
A escolha do destino é algo pessoal, cada um tem seus interesses e objetivos, porém muita gente vai pela língua. Se você tem vontade de aprimorar seu inglês, faça uma listas dos países que falam a língua e vá elimando de acordo com seus interesses e até mesmo o custo. Você pode levar em conta o clima, a economia, a localização, etc. Eu, por exemplo, como vou pelo Rotary e é mais barato, quis um país diferente, pois já sei bem o inglês e se quiser ficar fluente, intercâmbios de 4 meses resolvem e não são tão caros como os intercâmbios para França ou Alemanha, no caso. 

Minha Escolha;
Anyway… Meu interesse pela França (mais precisamente por Paris, mas ok.) começou quando vi um filme das gêmeas Olsen em que elas viajam pra Paris e tudo mais. Depois disso, me apaixonei. Já cheguei a chorar de emoção quando via reportagens no globo reporter sobre a França, psicopata demais i know ahahaha. Eu gostava tanto de França e afins, que na 6 série cheguei a fazer um ano de francês, eu era a mais nova da turma. BUTTT, quando completei meus 15 anos ganhei uma viagem pra Europa, fui pra França, Alemanha, Áustria e Itália e acabei me apaixonando pela Alemanha (não que eu não tenha gostado da França), mas como eu ia pelo Rotary não saberia se poderia ir ou não para lá e até o dia da seleção a vaga para a Alemanha não havia sido confirmada, mas a da França sim, e eles pediram para que colocássemos os países que gostaríamos de ir por ordem de preferência no fim da prova e como não quis arriscar, coloquei França em primeiro. Depois da seleção, tivemos de esperar uma semana para os resultados (fizemos a prova no dia 2/02). No final, deu no que deu, cai na França e não me arrependo nem um pouco da minha decisão, estou muito feliz.
P.s; Ainda não sei qual a minha cidade, não recebi meu guarantee form (ou placement).


 (Tubingen - Alemanha - 2012)


ESCOLHA DA AGÊNCIA/ORGANIZAÇÃO;
A escolha da agência/organização (se é que teve escolha) foi uma coisa simples. Meus pais foram rotarianos, já conheciam o programa de intercâmbio do Rotary, o YEP (o mais antigo do mundo, atua desde 1929), confiavam no mesmo e o custo benefício era alto (o Rotary, até onde eu sei, é o jeito mais barato de realizar um intercâmbio), além do fato de o Rotary ser uma organização e enviar milhares de jovens todos os anos para estudar fora e as opções de destino serem imensas. Não posso falar com propriedade sobre outras agências, pois não conheço de perto o trabalho de cada uma, mas muita gente recomenda a CI e a STB, por serem agências o custo é mais alto, mas você pode escolher o país que quer ir (sem precisar de passar por um processo seletivo) e não tem a obrigação de receber um intercambista na sua casa,  como é o caso do Rotary. Já a AFS é uma organização que realiza intercâmbios para lugares inusitados por preços mais em conta e é super recomendada por muita gente.



PREPARAÇÃO;
Minha preparação começou em julho do ano passado, quando comecei a preencher o application form (é preciso realizar sua “inscrição” com no máximo 6 meses de antecedência), o que levou meses para ser finalizado. A lista de documentos é enorme. Agora que recebi meu país, já me matriculei novamente nas aulas de francês. Ainda falta receber minha cidade, escola e família para correr atrás do visto, das passagens, roupas, um celular e uma câmera para o vlog. lol



BENEFÍCIOS DO INTERCÂMBIO segundo o Rotary
  • Ampliar a visão de mundo com o exercício de hábitos e costumes diferentes.
  • Aprender a melhor enfrentar difíceis situações e a tomar decisões.
  • Desenvolver maior capacidade de liderança.
  • Aprender uma língua estrangeira e tornar-se mais qualificado para uma colocação profissional.
  • Estudar e observar aspectos interessantes da vida e cultura do país hospedeiro.
  • Agregar informações e conhecimentos variados que farão diferença no futuro.
  • Conviver com os problemas e as soluções nas comunidades de um país diferente, exercitando a boa-vontade e o entendimento entre as nações (um dos princípios do Rotary).
  • Poder agir como embaixador do país de origem, levando aos Rotary Clubes e aos grupos de jovens de seu país hospedeiro um maior conhecimento sobre suas origens.

É isso, o post ficou bem grande, mas os próximos serão menores. E ah, mais tarde começarei meu vlog e o blog será mais para posts específicos e postagens de fotos.

Au revoir, Camila.




6 comentários:

  1. Bonjour, francesinha!!! Estou super feliz de você estar fazendo essa viajem linda!! Nhaaa e como eu sempre digo, muito orgulhosa também!! Não vou deixar de acompanhar um dia contigo nesse seu blog e seu futuro vlog! Curta muito!! Não tenha crises de homesick tão cedo, estude muito (aliás intercâmbio não é só para festinhas gringas ein?), e o >the best< compre um presente para mim na volta. Tu me ama. I KNOW IT.

    - Jessie

    ResponderExcluir
  2. Aiii que linda! Tu merece e sabe disso. Ja amei aqui e vou frequentar sempre amo/sou. Apesar do nosso contato ter ficado limitado, eu nao deixei de ficar contente por ti, Camis. Enjooyyy!!!


    (Nathália)

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila, tudo bem ? queria tirar algumas duvidas com voce, voce pode mandar um email ou me add no face?? rcdtaunay@hotmail.com e meu face e Renata Taunay. Sou de Sao Paulo e vou fazer a prova de selecao do Rotary esse sabado. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me mandar sim, meu e-mail é camila.bodstein@gmail.com Beijoss

      Excluir
  4. E aí Camila, como vai? Bom, meu nome é Fernando e sou de Florianópolis (SC, rsrs). Meus pais são rotarianos e eu vou fazer intercâmbio, e pretendo ir pra França tb :D!!! Mas caso eu consiga assegurar minha vaga, só irei em julho/agosto do ano que vem. Por enquanto estou preenchendo o application, e tive uma dúvida idiota: você o preencheu a mão ou digitou tudo? ahahauhs :B

    Ps: Parabéns pelo ótimo trabalho com o seu blog e o vlog! Muito foda, continue assim.
    Pss: Te acho muito bonita, rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Zé Bengala ahahahahahahahhaah Eu preenchi digitado, mas as partes da escola, médico tem que ser à mão. Boa sorte aí e tomara que consiga a vaga pra vc :DDD E ah, obrigada pelos elogios :D

    ResponderExcluir

Seguidores

Horário